quinta-feira, 23 de julho de 2020

COSTUREIRA EM PORTUGAL

Hoje em Portugal é o dia do alfaiate e da modista. Estas profissões tradicionais consistem na criação de roupa de forma artesanal e exclusiva.
Espreite para dentro da casa da costureira! Era uma vez um escultor e oleiro, chamado José Franco, que tinha um sonho de transformar a sua casa num museu. Assim nasceu a sua encantadora Aldeia-Museu que, hoje em dia, faz as delícias de miúdos e graúdos! Situada na pequena localidade do Sobreiro, estrada Nacional 116, entre Mafra e a Ericeira, foi durante muitos anos a Disney de Portugal, sendo passagem de centenas de pessoas, atraindo o turismo.
Tive o prazer de o conhecer pois era habitual estar no local. Morreu em 2009 na sequência de uma queda, deixando muitas saudades, pois a aldeia nunca mais voltou a ter o brio que tinha, notam-se teias de aranha, pó, falta de manutenção, falta de limpeza...
Ele começou a tornar o seu sonho realidade no início dos anos 40 em cerca de 2.500 m², reproduzindo os usos e costumes, através de espaços decorados com objetos reais, colocou um moinho de vento para moer o trigo, uma cozinha rural, uma capelinha dedicada a Santo António, uma azenha movida a água, uma carpintaria, uma adega, uma barbearia e uma mercearia.
Nasceu numa família de 15 irmãos, os pais eram oleiros, tinha sentido de humor e fazia muitas figuras com o dedo do pé arrebitado, porque, a seu ver, era sinal de alegria, foi um perfecionista na arte do barro e grande amigo de escritor brasileiro Jorge Amado. É uma verdadeira viagem ao passado rural de Portugal, numa espécie de presépio, tem bonecos animados que, movidos a eletricidade ou a água, representam várias atividades quotidianas do início do século XX e pode explicar a crianças, os ofícios tradicionais de um passado não muito distante. Tem parque infantil.
Foi condecorado pelo presidente da República, Ramalho Eanes, com a comenda de Cavaleiro de S. Tiago, recebeu a medalha de honra da Câmara de Mafra, pelos eventos beneficentes na sua aldeia.
A entrada é gratuita. Tem uma loja com peças de artesanato, um artista a fazer peças, um restaurante e uma padaria.
É bom entrar na escola primária e sentar-me numa das mesas de madeira idêntica à minha infância e é imperdível experimentar o pão com chouriço acabado de fazer, quentinho. É tradição no verão quando regresso da praia lanchar nesta maravilha e no inverno quando o frio me está a congelar o meu estômago aquece...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tenho prazer em ler os seus comentários e sempre responderei com muito gosto. Obrigada pela visita.